Seprocura: Uma Solução Bem-Sucedida Para Apoio à Análise Histórica e Investigação De Acidentes | AIChE

Seprocura: Uma Solução Bem-Sucedida Para Apoio à Análise Histórica e Investigação De Acidentes

Authors 

Batista, C., PETROBRAS
Pinheiro, I., PETROBRAS
Moreira, R. Sr., PETROLEO BRASILEIRO SA - PETROBRAS
Pereira, L. Sr., PETROBRAS
Carvalho, M., PETROBRAS
Santos, E., PETROLEO BRASILEIRO SA - PETROBRAS
Pessoa, J., PETROBRAS


A análise histórica de acidentes é um dos elementos chaves para a obtenção de uma avaliação qualitativa de riscos robusta e confiável, assim como uma fonte importante de dados para auditorias e investigações. Porém, usualmente se despende grande quantidade de recursos para o levantamento e estratificação de eventos ocorridos na instalação, assim como em sistemas similares.

O presente trabalho apresenta uma iniciativa bem-sucedida de construção de uma visão integrada do gerenciamento dos riscos em sistemas de produção de Óleo e Gás de sistemas de superfície, sistemas submarinos, poços e reservatórios.

Entre as principais iniciativas propostas, foi desenvolvida a SEPROCURA, para otimizar o trabalho de analistas de riscos e de investigações de acidentes na obtenção, segregação e análise crítica dos dados de eventos associados a perdas de contenção primária.

Trata-se de uma solução de visualização que utiliza técnicas text mining para identificar acidentes que objetiva fornecer dados para suportar estudos de riscos, dentre outras atividades.

Compreendendo a dificuldade de integrar bases de dados diferentes em aplicações existentes para tratamento de acidentes, a iniciativa SEPROCURA consegue acessar diferentes informações contidas em fontes de dados que antes não se relacionavam.

Pesquisas feitas no SEPROCURA usam filtros específicos que envolvem o tipo de evento, período, fluido, equipamento e instalação. O enfoque não buscou a gestão de indicadores, mas sim uma abrangente localização de eventos similares, possibilitando a integração, rastreabilidade, confiabilidade dos dados gerados para apoiar na Gestão de Segurança de Processo em toda a organização.

Checkout

This paper has an Extended Abstract file available; you must purchase the conference proceedings to access it.

Checkout

Do you already own this?

Pricing

Individuals

AIChE Pro Members $150.00
AIChE Emeritus Members $105.00
Employees of CCPS Member Companies $150.00
AIChE Graduate Student Members Free
AIChE Undergraduate Student Members Free
AIChE Explorer Members $225.00
Non-Members $225.00